Quinta-feira, 9 de Abril de 2009

O Fantasma - The Phantom.


Criação: Em 17 de fevereiro de 1936, o argumentista Lee Falk (que também criou o personagem Mandrake, o mágico) e o desenhista Ray Moore criaram para os jornais americanos a tira The Phantom (o Fantasma). O personagem deu projecção internacional a Lee Falk, que já era bem conhecido por suas tiras de Mandrake, e ganhou fama rapidamente. As tiras do espírito-que-anda, um dos apelidos do herói (cujo "verdadeiro" nome é Kit Walker ou "senhor Walker"), ganharam os jornais do mundo. No Brasil, o personagem chegou no começo dos anos 40, com o nome (por favor, ninguém pergunte por quê) de "Fantasma Voador". O "voador", no entanto, rapidamente caiu em desuso - por razões óbvias, já que nunca em sua vida o personagem voou, a não ser usando um avião ou helicóptero.
Ir das tiras para as revistas foi um passo rápido para o herói, que também teve participação garantida em desenhos animados junto a outros heróis. Em 1996, o Fantasma foi para o cinema, na pele do actor Billy Zane.
Lee Falk morreu em março de 1997 e as histórias do herói - que no Brasil, infelizmente, são publicados em gibis de editoras pequenas com qualidade sofrível - pararam de ter argumentos inéditos. Em recente anúncio nos Estados Unidos, no entanto, a distribuídora das tiras do personagem (King Features) anunciou que os roteiros serão retomados por outro argumentista.

Enredo: "Há 400 anos, o único sobrevivente de um ataque pirata foi parar nas costas da Índia, em uma floresta, após ver seu pai ser morto pelos piratas.Esse homem fez um juramento sobre a caveira de seu inimigo (Devotarei minha vida a todas ao combate de todas as formas de pirataria, cobiça e crueldade. e meus descentes continuarão minha missão) que o transformou no primeiro Fantasma. Geração após geração, o filho mais velho faz o mesmo juramento e recebe o uniforme". E assim surgiu a lenda do Fantasma, o misterioso herói que defende as tribos de nativos - que pensam que ele é imortal - dos malfeitores e que combate o crime em todas as suas formas.
Acompanhado pelo lobo Capeto e o cavalo Herói, o Fantasma (ou espírito-que-anda) tem uma mira perfeita, é um investigador de primeira, com uma inteligência dificilmente superada, e é praticamente imbatível em combate.
Por sinal, o herói, cujo verdadeiro nome é Kit Walker, tem nas mãos o famoso anel da caveira, com o qual soca os criminosos deixando uma marca, em forma de um crânio humano, que só pode ser retirada por ele mesmo em um ritual secreto (detalhe: o anel teria sido dado a um dos fantasmas pelo famoso alquimista Paracelsus, que desenvolveu a "marca da caveira") O Fantasma tem ainda um outro anel, que usa bem menos, com uma marca de protecção. A maioria das histórias envolve histórias de criminosos que abusam da ingenuidade das tribos pacíficas próximas à Caverna da Caveira (que é protegida por mortíferos pigmeus), brigas entre as tribos, histórias detectivescas estilos noir (estas geralmente contam com a participação da namorada Diana Palmer) e até mesmo crimes e confrontos políticos em reinos e países pouco conhecidos.
Na cronologia oficial do Fantasma, o herói primeiro ganhou um sobrinho Rex, cogitado para ser o próximo Fantasma, e acabou se casando com a namorada Diana (em 1977). Ela, por sua vez, engravidou e teve filhos gemeos, pouco depois de se tornar delegada da ONU. A vida em família fez o Fantasma se mudar para um castelo nas árvores da Floresta e as aventuras fora de casa rarearam um pouco - a não ser quando a família ia para a paradisíaca Ilha do Éden. Neste período, no entanto, os autores abusavam das "cronicas do Fantasma", nas quais o "papai" espírito-que-anda contava aos filhos e ao sobrinho histórias dos fantasmas que o precederam.
Recentemente, nos anos 90, uma editora americana chegou a lançar uma história com um Fantasma da nova geração, cheio de equipamentos modernos que seria Rex, o sobrinho do sr. Walker. A história, aparentemente, não agradou aos fãs.

Personagens

Além do Fantasma e de suas dezenas de antepassados que aparecem nas cronicas, os principais personagens são a namorada/esposa Diana; o sobrinho Rex; os filhos Kit e Heloise; o chefe e conselheiro Guran; o cavalo Herói e o lobo Capeto; a Patrulha da Selva; os presidentes Luanda e Luaga, além de índios de várias tribos, como os Wambesi. Aliás, vale uma observação: originalmente o naufrágio foi na Índia, mas gradativamente a selva da história foi cada vez mais ficando parecida com a África.

Curiosidade: Aquilo roxo - Muitos brasileiros se espantaram quando viram o filme do Fantasma feito para o cinema ou mesmo quando assistiram a desenhos animados do herói. Afinal, com que direito mudaram o uniforme do "espírito-que-anda" para a cor roxa? Na realidade, no entanto, o uniforme do Fantasma sempre foi roxo em todos os países do mundo... menos no Brasil. É que quando o herói foi lançado por aqui as gráficas locais não dispunham de tecnologia para imprimir a cor roxa e, por isso, resolveram fazer o uniforme em vermelho. Depois de muitos anos de publicação, houve uma tentativa das gráficas - já equipadas com aparelhagem moderna - para se mudar a cor para o roxo, mas os leitores protestaram, pois já estavam acostumados com o vermelho, e o uniforme do Sr. Walker continuou a ter uma cor exclusiva na versão brasileira.
publicado por Admin às 17:04
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.últ. comentários

Este link não funciona. Por favor, coloque um novo...
cria um novo link por favor
http://youtu.be/jb3FvmaWtRo
Meu sonho è ter sexo com ela...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Si quieren ver mas de ella visiten: http://bootyc...
adoro documentarios !!!show de bola esse blog !!!!...
eu saquei o jogo mas nao consigo jogar, ele foi te...
em 1º lugar, para os que tem o minimo de conhecime...
blogs SAPO

.subscrever feeds